SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27“MINE IS MORE BIG”: COMPARISON GAMES, LUDIC CULTURE AND APPROPRIATION OF NUMERACY PRACTICES BY A GROUP OF 3 AND 4 YEAR-OLD CHILDREN IN AN EARLY CHILDHOOD EDUCATION INSTITUTIONIs didactic training essential for professors? The strategies applied by management professors in the classroom author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

PEREIRA, Erika Cristina de Carvalho Silva; RAMOS, Maély Ferreira Holanda  and  RAMOS, Edson Marcos Leal Soares. Síndrome de burnout e autoeficácia em professores de educação física. Rev. Bras. Educ. [online]. 2022, vol.27, e270045.  Epub June 16, 2022. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782022270045.

O objetivo deste estudo foi identificar a prevalência do burnout e dos níveis de autoeficácia de 63 professores de Educação Física que atuam na Educação Básica. Realizou-se uma pesquisa de abordagem quantitativa, sob o referencial teórico da Teoria Social Cognitiva. Utilizou-se como instrumentos para coleta de dados um questionário sociodemográfico, o Maslach Burnout Inventory e a Escala de Autoeficácia de professor de Educação Física. Os resultados mostraram que 69,8% dos participantes registraram altos índices de exaustão emocional, 44,4% alta despersonalização e 41,2% baixa realização pessoal no trabalho. Com relação à autoeficácia, 3,17% dos docentes foram classificados com baixa autoeficácia, 55,5% moderada e 41,2% com altos índices. Conclui-se que são necessárias intervenções para o tratamento e prevenção de burnout, assim como programas que desenvolvam a autoeficácia docente.

Keywords : burnout; crenças de autoeficácia; docentes de educação física.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )