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Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

PEREIRA, Erika Cristina de Carvalho Silva; RAMOS, Maély Ferreira Holanda  e  RAMOS, Edson Marcos Leal Soares. Síndrome de burnout e autoeficácia em professores de educação física. Rev. Bras. Educ. [online]. 2022, vol.27, e270045.  Epub 16-Jun-2022. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782022270045.

O objetivo deste estudo foi identificar a prevalência do burnout e dos níveis de autoeficácia de 63 professores de Educação Física que atuam na Educação Básica. Realizou-se uma pesquisa de abordagem quantitativa, sob o referencial teórico da Teoria Social Cognitiva. Utilizou-se como instrumentos para coleta de dados um questionário sociodemográfico, o Maslach Burnout Inventory e a Escala de Autoeficácia de professor de Educação Física. Os resultados mostraram que 69,8% dos participantes registraram altos índices de exaustão emocional, 44,4% alta despersonalização e 41,2% baixa realização pessoal no trabalho. Com relação à autoeficácia, 3,17% dos docentes foram classificados com baixa autoeficácia, 55,5% moderada e 41,2% com altos índices. Conclui-se que são necessárias intervenções para o tratamento e prevenção de burnout, assim como programas que desenvolvam a autoeficácia docente.

Palavras-chave : burnout; crenças de autoeficácia; docentes de educação física.

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