SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27SÍNDROME DE BURNOUT Y AUTOEFICACIA EN PROFESORES DE EDUCACIÓN FÍSICAUNA PROPUESTA CURRICULAR PARA LA FORMACIÓN DE PROFESORES DE LENGUAS EN EL CONTEXTO DE LA EDUCACIÓN EN EL CAMPO: REFLEXIONES Y PRÁCTICAS DE LA EDUCACIÓN LINGÜÍSTICA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

CENI, Jéssica Cristina; BEZERRA-DE-SOUZA, Indira Gandhi; FERNANDES, Jane Mendes Ferreira  y  SEEFELD, Rodrigo. A formação didática é essencial para o docente? Estratégias aplicadas por docentes de administração em sala de aula. Rev. Bras. Educ. [online]. 2022, vol.27, e270037.  Epub 16-Jun-2022. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782022270037.

O objetivo desta pesquisa consiste em compreender o papel da formação docente na área de administração e as estratégias utilizadas para melhor atuação em sala de aula. Trata-se de um estudo qualitativo, baseado em entrevistas semiestruturadas com professores da área. A análise dos dados foi a de conteúdo, conforme o método proposto por Gioia, Corley e Hamilton. Pela análise, observa-se que a formação na pós-graduação é comumente descolada da atuação profissional, haja vista que existe demasiado foco na pesquisa em detrimento da formação enquanto docente; por outro lado, quando há uma disciplina de formação docente, os professores compreendem melhor seu papel no processo de ensino aprendizagem. Assim, entre as principais contribuições deste estudo, destacam-se: que a formação docente desenvolve habilidades significativas para a atuação dos professores em sala de aula, tornando-os mais confiantes na prática docente; que a combinação da formação docente com as aprendizagens vivenciadas na prática permite que o professor tenha melhor desenvoltura em sala de aula; e que a aprendizagem com os pares foi a estratégia mais utilizada para resolver as questões em sala de aula.

Palabras clave : formação docente; prática docente; estratégias e sala de aula; administração.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )