SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Is didactic training essential for professors? The strategies applied by management professors in the classroomORGANIZATION OF MATHEMATICS TEACHING IN THE LIGHT OF DEVELOPMENTAL TEACHING THEORY author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

CASTRO, Carlos Henrique Silva de; MAGNANI, Luiz Henrique  and  MARQUES, Luiz Otávio Costa. Uma proposta curricular para a formação de professores de línguas no contexto da educação do campo: reflexões e práticas de Educação Linguística. Rev. Bras. Educ. [online]. 2022, vol.27, e270044.  Epub June 16, 2022. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782022270044.

A emergência das licenciaturas em educação do campo em universidades públicas brasileiras, ocorrida a partir do início do século XXI, mobiliza, na prática, um conjunto de questões pedagógicas, metodológicas, epistemológicas e logísticas de toda uma comunidade vinculada a tal política pública. Em particular, focalizamos o caso da habilitação em linguagens e códigos de um desses cursos, em que atuam os autores do texto. Com o objetivo de refletirmos sobre práticas educativas significativas no contexto apresentado, bem como sobre concepções de língua e linguagem que subjazem tais práticas, descrevemos alguns aspectos da habilitação, pormenorizando elementos de organização curricular tanto quanto práticas que mobilizam visões e posturas particulares. Tal descrição acompanha uma análise sobre aspectos conceituais e práticos sobre linguagem e educação que emergem a partir de nossa atuação no curso em questão. Consideramos que relatos e reflexões sobre experiências e aspectos de um curso marcado por práticas, expectativas, organização espaço-temporal e bases epistemológicas que se contrapõem a um modelo mais comum de formação de professores da área da linguagem no contexto brasileiro podem suscitar pautas de interesse mais amplo para as esferas da linguagem e da educação.

Keywords : linguagens; formação de professores; educação do campo.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )