SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27A CURRICULAR PROPOSAL FOR THE TRAINING OF LANGUAGE TEACHERS IN THE CONTEXT OF RURAL EDUCATION: REFLECTIONS AND PRACTICES OF LANGUISTIC EDUCATIONPEDAGOGICAL INTERVENTIONS IN URBAN AREAS IN BRAZIL: THE SITUATION OF THE A UNIÃO FAZ A VIDA PROGRAM author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

ROSA, Josélia Euzébio da  and  FONTES, Mariana da Silva. Modo de organização do ensino de matemática à luz da teoria do ensino desenvolvimental. Rev. Bras. Educ. [online]. 2022, vol.27, e270047.  Epub June 16, 2022. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782022270047.

O objetivo deste estudo consiste em investigar o processo de origem e o desenvolvimento de elementos característicos do ensino desenvolvimental de Davýdov durante a introdução dos conceitos de multiplicação e divisão com acadêmicas de um curso de pedagogia, por meio de um experimento didático desenvolvimental. Para a apreensão da realidade pesquisada, acompanhamos os 15 encontros semanais, com duração de 3 horas cada, com 23 acadêmicas. Consideramos três momentos de análise: 1) ponto de partida; 2) processo de aprendizagem; e 3) ponto de chegada. Expusemos os resultados por meio de episódios formativos que apontam alguns indícios de superação de elementos do modo de organização do ensino empírico pelo teórico, no processo de aprendizagem das acadêmicas, tais como: revelação e modelação da relação nuclear dos conceitos e sistemas conceituais a partir das relações entre grandezas na interconexão das significações aritméticas, algébricas e geométricas.

Keywords : teoria do ensino desenvolvimental; educação matemática; curso de pedagogia; formação de professores.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )