SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Uma proposta curricular para a formação de professores de línguas no contexto da educação do campo: reflexões e práticas de Educação LinguísticaIntervenções pedagógicas em territórios urbanos no Brasil: a situação do programa A União faz a Vida índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

ROSA, Josélia Euzébio da  e  FONTES, Mariana da Silva. Modo de organização do ensino de matemática à luz da teoria do ensino desenvolvimental. Rev. Bras. Educ. [online]. 2022, vol.27, e270047.  Epub 16-Jun-2022. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782022270047.

O objetivo deste estudo consiste em investigar o processo de origem e o desenvolvimento de elementos característicos do ensino desenvolvimental de Davýdov durante a introdução dos conceitos de multiplicação e divisão com acadêmicas de um curso de pedagogia, por meio de um experimento didático desenvolvimental. Para a apreensão da realidade pesquisada, acompanhamos os 15 encontros semanais, com duração de 3 horas cada, com 23 acadêmicas. Consideramos três momentos de análise: 1) ponto de partida; 2) processo de aprendizagem; e 3) ponto de chegada. Expusemos os resultados por meio de episódios formativos que apontam alguns indícios de superação de elementos do modo de organização do ensino empírico pelo teórico, no processo de aprendizagem das acadêmicas, tais como: revelação e modelação da relação nuclear dos conceitos e sistemas conceituais a partir das relações entre grandezas na interconexão das significações aritméticas, algébricas e geométricas.

Palavras-chave : teoria do ensino desenvolvimental; educação matemática; curso de pedagogia; formação de professores.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )