SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27ORGANIZATION OF MATHEMATICS TEACHING IN THE LIGHT OF DEVELOPMENTAL TEACHING THEORYFACTORS THAT FAVOR OR HINDER THE INTERNATIONALIZATION OF THE RESEARCH ACTIVITY OF HONDURAN UNIVERSITY PROFESSORS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

SILVA, Rodrigo Manoel Dias da. Intervenções pedagógicas em territórios urbanos no Brasil: a situação do programa A União faz a Vida. Rev. Bras. Educ. [online]. 2022, vol.27, e270048.  Epub June 18, 2022. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782022270048.

O presente artigo visa identificar e analisar intervenções pedagógicas em territórios urbanos no Brasil, com base na situação do Programa A União Faz a Vida. Examina as relações problemáticas estabelecidas entre educação, cidadania e desenvolvimento local, com o objetivo de compreender os modos como projetos de ação social são implementados em experiências escolares, sobretudo aqueles cujas pautas assumem o binômio escola-território como princípio privilegiado. Por meio de revisão bibliográfica e estudo documental, analisa o referido programa, desenvolvido em sete estados brasileiros, e seus propósitos de intervenção. Conclui que, do ponto de vista pedagógico, o programa apresenta potencialidades para mobilizar novas pedagogias urbanas e mudanças expressivas nos territórios, mas possui algumas limitações em suas estratégias formativas e direcionamentos políticos.

Keywords : educação; cidadania; território; engajamento.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )