SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27MODO DE ORGANIZACIÓN DE ENSEÑANZA DE LAS MATEMÁTICAS BAJO LA LUZ DE LA TEORÍA DE LA ENSEÑANZA DEL DESARROLLOFactores que favorecen o dificultan la internacionalización de la actividad investigadora del profesorado universitario hondureño índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

SILVA, Rodrigo Manoel Dias da. Intervenções pedagógicas em territórios urbanos no Brasil: a situação do programa A União faz a Vida. Rev. Bras. Educ. [online]. 2022, vol.27, e270048.  Epub 18-Jun-2022. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782022270048.

O presente artigo visa identificar e analisar intervenções pedagógicas em territórios urbanos no Brasil, com base na situação do Programa A União Faz a Vida. Examina as relações problemáticas estabelecidas entre educação, cidadania e desenvolvimento local, com o objetivo de compreender os modos como projetos de ação social são implementados em experiências escolares, sobretudo aqueles cujas pautas assumem o binômio escola-território como princípio privilegiado. Por meio de revisão bibliográfica e estudo documental, analisa o referido programa, desenvolvido em sete estados brasileiros, e seus propósitos de intervenção. Conclui que, do ponto de vista pedagógico, o programa apresenta potencialidades para mobilizar novas pedagogias urbanas e mudanças expressivas nos territórios, mas possui algumas limitações em suas estratégias formativas e direcionamentos políticos.

Palabras clave : educação; cidadania; território; engajamento.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )