SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Modo de organização do ensino de matemática à luz da teoria do ensino desenvolvimentalFATORES QUE FAVORECEM OU DIFICULTAM A INTERNACIONALIZAÇÃO DA ATIVIDADE DE PESQUISA DOS PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS HONDURENHOS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

SILVA, Rodrigo Manoel Dias da. Intervenções pedagógicas em territórios urbanos no Brasil: a situação do programa A União faz a Vida. Rev. Bras. Educ. [online]. 2022, vol.27, e270048.  Epub 18-Jun-2022. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782022270048.

O presente artigo visa identificar e analisar intervenções pedagógicas em territórios urbanos no Brasil, com base na situação do Programa A União Faz a Vida. Examina as relações problemáticas estabelecidas entre educação, cidadania e desenvolvimento local, com o objetivo de compreender os modos como projetos de ação social são implementados em experiências escolares, sobretudo aqueles cujas pautas assumem o binômio escola-território como princípio privilegiado. Por meio de revisão bibliográfica e estudo documental, analisa o referido programa, desenvolvido em sete estados brasileiros, e seus propósitos de intervenção. Conclui que, do ponto de vista pedagógico, o programa apresenta potencialidades para mobilizar novas pedagogias urbanas e mudanças expressivas nos territórios, mas possui algumas limitações em suas estratégias formativas e direcionamentos políticos.

Palavras-chave : educação; cidadania; território; engajamento.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )