SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27PEDAGOGICAL INTERVENTIONS IN URBAN AREAS IN BRAZIL: THE SITUATION OF THE A UNIÃO FAZ A VIDA PROGRAMTHE RESIDENTIAL COLLEGES AS SPACES FOR THE MODERNIZATION OF SPANISH HIGHER EDUCATION DURING THE 1960S: THE CASE OF THE CASA DO BRAZIL RESIDENTIAL COLLEGE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

ZELAYA, Iving  and  MONTANES, Manuel. FATORES QUE FAVORECEM OU DIFICULTAM A INTERNACIONALIZAÇÃO DA ATIVIDADE DE PESQUISA DOS PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS HONDURENHOS. Rev. Bras. Educ. [online]. 2022, vol.27, e270050.  Epub June 18, 2022. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782022270050.

Este artigo descreveu os fatores que, de acordo com os relatos dos professores universitários hondurenhos, afetam a internacionalização da atividade de pesquisa, facilitando ou impedindo seu desenvolvimento. Foi utilizada uma metodologia qualitativa/estrutural para analisar a matéria prima discursiva produzida nas reuniões de grupo convocadas de acordo com uma amostra estrutural projetada ad hoc, foi utilizada a Matriz SWOT na qual os fatores foram distribuídos segundo sejam positivos ou negativos e se estejam presentes ou previsíveis. Os fatores foram agrupados em três blocos: características biográficas (habilidades e atitudes individuais dos professores); institucionais e contextuais. O seu conhecimento pode ser útil como insumo para a concepção, implementação e gestão de estratégias institucionais relacionadas com a internacionalização da atividade de pesquisa.

Keywords : fatores intervenientes; Honduras; internacionalização; pesquisa; professores; universidade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )