SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27INTERVENCIONES PEDAGÓGICAS EN ÁREAS URBANAS DE BRASIL: LA SITUACIÓN DEL PROGRAMA A UNIÃO FAZ A VIDALOS COLEGIOS MAYORES COMO ESPACIOS DE MODERNIZACIÓN DE LA EDUCACIÓN SUPERIOR ESPAÑOLA DURANTE LA DÉCADA DE 1960: EL CASO DEL COLEGIO MAYOR UNIVERSITÁRIO CASA DO BRASIL índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

ZELAYA, Iving  y  MONTANES, Manuel. FATORES QUE FAVORECEM OU DIFICULTAM A INTERNACIONALIZAÇÃO DA ATIVIDADE DE PESQUISA DOS PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS HONDURENHOS. Rev. Bras. Educ. [online]. 2022, vol.27, e270050.  Epub 18-Jun-2022. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782022270050.

Este artigo descreveu os fatores que, de acordo com os relatos dos professores universitários hondurenhos, afetam a internacionalização da atividade de pesquisa, facilitando ou impedindo seu desenvolvimento. Foi utilizada uma metodologia qualitativa/estrutural para analisar a matéria prima discursiva produzida nas reuniões de grupo convocadas de acordo com uma amostra estrutural projetada ad hoc, foi utilizada a Matriz SWOT na qual os fatores foram distribuídos segundo sejam positivos ou negativos e se estejam presentes ou previsíveis. Os fatores foram agrupados em três blocos: características biográficas (habilidades e atitudes individuais dos professores); institucionais e contextuais. O seu conhecimento pode ser útil como insumo para a concepção, implementação e gestão de estratégias institucionais relacionadas com a internacionalização da atividade de pesquisa.

Palabras clave : fatores intervenientes; Honduras; internacionalização; pesquisa; professores; universidade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )