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Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

ZELAYA, Iving  e  MONTANES, Manuel. FATORES QUE FAVORECEM OU DIFICULTAM A INTERNACIONALIZAÇÃO DA ATIVIDADE DE PESQUISA DOS PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS HONDURENHOS. Rev. Bras. Educ. [online]. 2022, vol.27, e270050.  Epub 18-Jun-2022. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782022270050.

Este artigo descreveu os fatores que, de acordo com os relatos dos professores universitários hondurenhos, afetam a internacionalização da atividade de pesquisa, facilitando ou impedindo seu desenvolvimento. Foi utilizada uma metodologia qualitativa/estrutural para analisar a matéria prima discursiva produzida nas reuniões de grupo convocadas de acordo com uma amostra estrutural projetada ad hoc, foi utilizada a Matriz SWOT na qual os fatores foram distribuídos segundo sejam positivos ou negativos e se estejam presentes ou previsíveis. Os fatores foram agrupados em três blocos: características biográficas (habilidades e atitudes individuais dos professores); institucionais e contextuais. O seu conhecimento pode ser útil como insumo para a concepção, implementação e gestão de estratégias institucionais relacionadas com a internacionalização da atividade de pesquisa.

Palavras-chave : fatores intervenientes; Honduras; internacionalização; pesquisa; professores; universidade.

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