SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27FATORES QUE FAVORECEM OU DIFICULTAM A INTERNACIONALIZAÇÃO DA ATIVIDADE DE PESQUISA DOS PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS HONDURENHOSEducar para humanizar de Max Scheler e a pós-modernidade de Zygmunt Bauman índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

ERMEL, Tatiane de Freitas  e  ZALDIVAR, Jon Igelmo. Os colegios mayores como espaço de modernização do ensino superior espanhol na década de 1960: o caso do colegio mayor universitario Casa do Brasil. Rev. Bras. Educ. [online]. 2022, vol.27, e270046.  Epub 20-Jun-2022. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782022270046.

O estudo centra seu interesse nas influências internacionais como variável para compreender algumas das práticas educacionais e curriculares que se gestaram a partir da década de 1950, na Espanha. Tem como objetivo principal analisar a fundação e a projeção do Colegio Mayor Universitario Casa de Brasil, localizado em Madri, em um contexto de modernização do ensino superior espanhol, e a sua interlocução com os contextos europeu e latino-americano. A pesquisa documental privilegia documentos escritos originais e inéditos, tais como: o primeiro estatuto e os regulamentos, bem como os relatórios dos cursos acadêmicos, eventos e atividades culturais promovidos durante a década de 1960. A Casa de Brasil, além da função de residência de universitários brasileiros, divulgou o Brasil na Espanha, assim como recepcionou e acolheu culturas de outros países, especialmente da América Latina e da Península Ibérica - Espanha e Portugal -, por meio de eventos internos e públicos semanais.

Palavras-chave : colegios mayores; ensino superior; Casa do Brasil.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )