SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Os colegios mayores como espaço de modernização do ensino superior espanhol na década de 1960: o caso do colegio mayor universitario Casa do BrasilProteção social nas políticas de escolarização: algumas digressões teórico-políticas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

FERREIRA, Virgínia da Silva  e  WERNECK, Vera Rudge. Educar para humanizar de Max Scheler e a pós-modernidade de Zygmunt Bauman. Rev. Bras. Educ. [online]. 2022, vol.27, e270051.  Epub 22-Jun-2022. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782022270051.

A educação sempre foi e permanece sendo objeto de interesse, estudos, investigações, análises e reflexões por vários agentes da sociedade, da esfera das políticas públicas a diversas áreas do saber, sobretudo das ciências humanas e sociais. Entendendo-se o ser humano e todos os fenômenos que dizem respeito a ele, aqui especificamente a educação, como inerentes à vida em sociedade e à política, a transformação da educação está ligada, talvez até subordinada, às mudanças políticas, sociais e econômicas que acontecem de época para época, de sociedade para sociedade. O presente artigo tem como objetivo discutir se a educação proposta por M. Scheler tem lugar na pós-modernidade de Z. Bauman, época na qual volatilidade, descartabilidade, imediatismo e consumismo reinam soberanos, na qual as coisas só têm valor por sua utilidade.

Palavras-chave : educação; humanização; Max Scheler; Zygmunt Bauman; pós-modernidade.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )