SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Educate to humanize of Max Scheler and the post-modernity of Zygmunt BaumanTHE IMPACT OF ACADEMIC CULTURE ON UNDERGRADUATE AND POSTGRADUATE TRAINING: A CONCEPTUAL MODEL PROPOSAL author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

DENTZ, Marta von. Proteção social nas políticas de escolarização: algumas digressões teórico-políticas. Rev. Bras. Educ. [online]. 2022, vol.27, e270055.  Epub June 30, 2022. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782022270055.

O presente artigo propõe-se a examinar os modos pelos quais os formuladores expressivos das políticas de escolarização operam sob uma concepção de proteção social atrelada e produzida sob o gendarme neoliberal. Ao inscrever-se no campo das políticas de escolarização, este estudo analisa como a proteção social é dimensionada e intensificada com base na lógica da responsabilidade social ampliada da escola. Primeiramente, sitia os formuladores das políticas em âmbito mais amplo. Como segundo movimento, realiza adensamentos acerca da realidade brasileira e tece algumas provocações. Metodologicamente, o artigo pauta-se eminentemente em digressões teórico-políticas desde a perspectiva crítica de análise. As concepções de proteção social exibidas fazem referência à escola como um lugar de acolhimento e proteção, com espaços criativos tanto nos sistemas formais quanto fora deles e com o desenvolvimento de programas adaptáveis e flexíveis.

Keywords : proteção social; políticas de escolarização; neoliberalismo.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )