Revista Brasileira de Educação
Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X
Abstract
PEDRAJA-REJAS, Liliana; RODRIGUEZ-PONCE, Emilio and LABRANA, Julio. O IMPACTO DA CULTURA ACADÊMICA NA EDUCAÇÃO DE GRADUAÇÃO E PÓS GRADUAÇÃO: PROPOSTA DE UM MODELO CONCEITUAL. Rev. Bras. Educ. [online]. 2022, vol.27, e270060. Epub June 30, 2022. ISSN 1809-449X. https://doi.org/10.1590/s1413-24782022270060.
A cultura acadêmica tem recebido cada vez mais atenção na literatura. Entretanto, menos atenção tem sido dada aos efeitos da cultura acadêmica sobre o ensino de graduação e pós-graduação. Este artigo propõe um modelo conceitual, baseado em indução analítica, que identifica três níveis de cultura acadêmica: cultura de educação superior, cultura profissional e disciplinar, e cultura institucional. Argumenta-se que as crenças dos estudantes, acadêmicos e equipes de administração sobre o papel da pesquisa e da extensão são fundamentais para o ensino universitário. Com base na revisão anterior, o propósito de entender o impacto da cultura acadêmica na educação de graduação e pós-graduação é revelado exemplificando seu potencial para as instituições latino americanas.
Keywords : cultura acadêmica; ensino superior; ensino.