SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Social protection in schooling policies: some theoretical-political digressionsTECHNOLOGIES APPLIED TO EDUCATION: THE USE OF THE BOOKTUBER FOR THE DEVELOPMENT OF ORAL EXPRESSION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

PEDRAJA-REJAS, Liliana; RODRIGUEZ-PONCE, Emilio  and  LABRANA, Julio. O IMPACTO DA CULTURA ACADÊMICA NA EDUCAÇÃO DE GRADUAÇÃO E PÓS GRADUAÇÃO: PROPOSTA DE UM MODELO CONCEITUAL. Rev. Bras. Educ. [online]. 2022, vol.27, e270060.  Epub June 30, 2022. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782022270060.

A cultura acadêmica tem recebido cada vez mais atenção na literatura. Entretanto, menos atenção tem sido dada aos efeitos da cultura acadêmica sobre o ensino de graduação e pós-graduação. Este artigo propõe um modelo conceitual, baseado em indução analítica, que identifica três níveis de cultura acadêmica: cultura de educação superior, cultura profissional e disciplinar, e cultura institucional. Argumenta-se que as crenças dos estudantes, acadêmicos e equipes de administração sobre o papel da pesquisa e da extensão são fundamentais para o ensino universitário. Com base na revisão anterior, o propósito de entender o impacto da cultura acadêmica na educação de graduação e pós-graduação é revelado exemplificando seu potencial para as instituições latino americanas.

Keywords : cultura acadêmica; ensino superior; ensino.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )