SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27PROTECCIÓN SOCIAL EN LAS POLÍTICAS ESCOLARES: ALGUNOS TRASTORNOS TEÓRICO-POLÍTICOSLas tecnologías aplicadas a la educación: el uso del booktuber para el desarrollo de la expresión oral índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

PEDRAJA-REJAS, Liliana; RODRIGUEZ-PONCE, Emilio  y  LABRANA, Julio. O IMPACTO DA CULTURA ACADÊMICA NA EDUCAÇÃO DE GRADUAÇÃO E PÓS GRADUAÇÃO: PROPOSTA DE UM MODELO CONCEITUAL. Rev. Bras. Educ. [online]. 2022, vol.27, e270060.  Epub 30-Jun-2022. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782022270060.

A cultura acadêmica tem recebido cada vez mais atenção na literatura. Entretanto, menos atenção tem sido dada aos efeitos da cultura acadêmica sobre o ensino de graduação e pós-graduação. Este artigo propõe um modelo conceitual, baseado em indução analítica, que identifica três níveis de cultura acadêmica: cultura de educação superior, cultura profissional e disciplinar, e cultura institucional. Argumenta-se que as crenças dos estudantes, acadêmicos e equipes de administração sobre o papel da pesquisa e da extensão são fundamentais para o ensino universitário. Com base na revisão anterior, o propósito de entender o impacto da cultura acadêmica na educação de graduação e pós-graduação é revelado exemplificando seu potencial para as instituições latino americanas.

Palabras clave : cultura acadêmica; ensino superior; ensino.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )