SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Proteção social nas políticas de escolarização: algumas digressões teórico-políticasTECNOLOGIA APLICADA À EDUCAÇÃO: USO DO BOOKTUBER PARA O DESENVOLVIMENTO DA EXPRESSÃO ORAL índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

PEDRAJA-REJAS, Liliana; RODRIGUEZ-PONCE, Emilio  e  LABRANA, Julio. O IMPACTO DA CULTURA ACADÊMICA NA EDUCAÇÃO DE GRADUAÇÃO E PÓS GRADUAÇÃO: PROPOSTA DE UM MODELO CONCEITUAL. Rev. Bras. Educ. [online]. 2022, vol.27, e270060.  Epub 30-Jun-2022. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782022270060.

A cultura acadêmica tem recebido cada vez mais atenção na literatura. Entretanto, menos atenção tem sido dada aos efeitos da cultura acadêmica sobre o ensino de graduação e pós-graduação. Este artigo propõe um modelo conceitual, baseado em indução analítica, que identifica três níveis de cultura acadêmica: cultura de educação superior, cultura profissional e disciplinar, e cultura institucional. Argumenta-se que as crenças dos estudantes, acadêmicos e equipes de administração sobre o papel da pesquisa e da extensão são fundamentais para o ensino universitário. Com base na revisão anterior, o propósito de entender o impacto da cultura acadêmica na educação de graduação e pós-graduação é revelado exemplificando seu potencial para as instituições latino americanas.

Palavras-chave : cultura acadêmica; ensino superior; ensino.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )