SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27THE IMPACT OF ACADEMIC CULTURE ON UNDERGRADUATE AND POSTGRADUATE TRAINING: A CONCEPTUAL MODEL PROPOSALINTERCULTURAL DEMOCRATIC CITIZEN TRAINING OF GIRLS IN PERUVIAN RURAL CONTEXTS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

PONCE, Hugo Heredia; OLIVA, Manuel Francisco Romero  and  GONZALEZ, Carlos Gil. TECNOLOGIA APLICADA À EDUCAÇÃO: USO DO BOOKTUBER PARA O DESENVOLVIMENTO DA EXPRESSÃO ORAL. Rev. Bras. Educ. [online]. 2022, vol.27, e270057.  Epub June 30, 2022. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782022270057.

O artigo é inserido na área de educação, especificamente no campo da alfabetização, leitura e escrita. O objetivo é analisar como a tecnologia aplicada à educação, através do booktuber, pode se tornar uma estratégia para melhorar a expressão oral dos estudantes e sua interpretação crítica da realidade. Foi utilizada uma metodologia de pré-teste quase-experimental, com uma amostra de 44 alunos do 6º ano do Ensino Fundamental de um centro educacional de Cádiz (Espanha), divididos em um grupo de controle e um grupo experimental. A implementação foi realizada em nove sessões para trabalhar primeiro a oralidade e depois, a criação de um booktuber. Foram usados questionários para analisar o contexto dos dois grupos, uma rubrica para avaliar sua expressão oral e um questionário para avaliar o sucesso e a aceitação do livro. Foram mostradas diferenças significativas entre os dois grupos, o que justifica a validade do booktuber.

Keywords : tecnologias; booktuber; comunicação oral; quase-experimental.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )