SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27El impacto de la cultura académica en la formación de pregrado y postgrado: propuesta de un modelo conceptualFormación ciudadana democrática intercultural de niñas en contextos rurales peruanos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

PONCE, Hugo Heredia; OLIVA, Manuel Francisco Romero  y  GONZALEZ, Carlos Gil. TECNOLOGIA APLICADA À EDUCAÇÃO: USO DO BOOKTUBER PARA O DESENVOLVIMENTO DA EXPRESSÃO ORAL. Rev. Bras. Educ. [online]. 2022, vol.27, e270057.  Epub 30-Jun-2022. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782022270057.

O artigo é inserido na área de educação, especificamente no campo da alfabetização, leitura e escrita. O objetivo é analisar como a tecnologia aplicada à educação, através do booktuber, pode se tornar uma estratégia para melhorar a expressão oral dos estudantes e sua interpretação crítica da realidade. Foi utilizada uma metodologia de pré-teste quase-experimental, com uma amostra de 44 alunos do 6º ano do Ensino Fundamental de um centro educacional de Cádiz (Espanha), divididos em um grupo de controle e um grupo experimental. A implementação foi realizada em nove sessões para trabalhar primeiro a oralidade e depois, a criação de um booktuber. Foram usados questionários para analisar o contexto dos dois grupos, uma rubrica para avaliar sua expressão oral e um questionário para avaliar o sucesso e a aceitação do livro. Foram mostradas diferenças significativas entre os dois grupos, o que justifica a validade do booktuber.

Palabras clave : tecnologias; booktuber; comunicação oral; quase-experimental.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )