SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27O IMPACTO DA CULTURA ACADÊMICA NA EDUCAÇÃO DE GRADUAÇÃO E PÓS GRADUAÇÃO: PROPOSTA DE UM MODELO CONCEITUALFORMAÇÃO DE CIDADÃO DEMOCRÁTICO INTERCULTURAL PARA MENINAS EM CONTEXTOS RURAIS DO PERU índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

PONCE, Hugo Heredia; OLIVA, Manuel Francisco Romero  e  GONZALEZ, Carlos Gil. TECNOLOGIA APLICADA À EDUCAÇÃO: USO DO BOOKTUBER PARA O DESENVOLVIMENTO DA EXPRESSÃO ORAL. Rev. Bras. Educ. [online]. 2022, vol.27, e270057.  Epub 30-Jun-2022. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782022270057.

O artigo é inserido na área de educação, especificamente no campo da alfabetização, leitura e escrita. O objetivo é analisar como a tecnologia aplicada à educação, através do booktuber, pode se tornar uma estratégia para melhorar a expressão oral dos estudantes e sua interpretação crítica da realidade. Foi utilizada uma metodologia de pré-teste quase-experimental, com uma amostra de 44 alunos do 6º ano do Ensino Fundamental de um centro educacional de Cádiz (Espanha), divididos em um grupo de controle e um grupo experimental. A implementação foi realizada em nove sessões para trabalhar primeiro a oralidade e depois, a criação de um booktuber. Foram usados questionários para analisar o contexto dos dois grupos, uma rubrica para avaliar sua expressão oral e um questionário para avaliar o sucesso e a aceitação do livro. Foram mostradas diferenças significativas entre os dois grupos, o que justifica a validade do booktuber.

Palavras-chave : tecnologias; booktuber; comunicação oral; quase-experimental.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )