SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27TECNOLOGIA APLICADA À EDUCAÇÃO: USO DO BOOKTUBER PARA O DESENVOLVIMENTO DA EXPRESSÃO ORALO ensino de biologia por investigação: um estudo de caso contextualizado no ensino de jovens e adultos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

CAMAYO-TOLENTINO, Emiruth Valeria; MINAYA-DEL-VALLE, Rosario Alejandra  e  RUIZ-RUIZ, Marcos Fernando. FORMAÇÃO DE CIDADÃO DEMOCRÁTICO INTERCULTURAL PARA MENINAS EM CONTEXTOS RURAIS DO PERU. Rev. Bras. Educ. [online]. 2022, vol.27, e270061.  Epub 30-Jun-2022. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782022270061.

Foram identificados os fatores que influenciam na formação cidadã, democrática e intercultural das meninas rurais do Peru, bem como os atores que contribuem para o reconhecimento de identidades que fortalecem os direitos e deveres sociais por meio do diálogo intercultural. A partir de uma pesquisa exploratória e qualitativa, e com a ajuda de especialistas da área, técnicas prospectivas foram usadas para determinar os fatores mais influentes e dependentes. Os resultados indicam como fatores-chave evasão escolar, dia escolar e clima, aprendizado alcançado e estratégias de aprendizado. O Ministério da Educação do Peru representou o agente mais influente do sistema. A partir desses resultados, é conveniente investigar mais sobre a lacuna de gênero entre crianças rurais e sobre a construção de uma cidadania intercultural específica para diferentes contextos no Peru.

Palavras-chave : cidadania; democracia; interculturalidade; ruralidade; educação.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )