SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27INTERCULTURAL DEMOCRATIC CITIZEN TRAINING OF GIRLS IN PERUVIAN RURAL CONTEXTSPaideia in precariousness: to make sense in common author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

SANTOS, Monique Cesnik Martins dos; BATISTA, Jefferson de Barros; CAMAROTTI, Maria de Fátima  and  BATISTA, Anabelle Camarotti de Lima. O ensino de biologia por investigação: um estudo de caso contextualizado no ensino de jovens e adultos. Rev. Bras. Educ. [online]. 2022, vol.27, e270058.  Epub June 30, 2022. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782022270058.

O ensino por investigação caracteriza-se como uma prática que visa estimular o protagonismo, o pensamento crítico e a autonomia do aluno. A abordagem metodológica foi quantitativo-qualitativa, descritiva e fez uso de observação participante. Os dados, coletados por meio de questionários, resultaram na análise qualitativa dos alunos, que demonstraram motivação, liderança e autonomia na construção do conhecimento. Isso resultou em uma afirmação medida quantitativamente pelo aumento significativo no número de alunos que declararam, no questionário, que “entendem sem dificuldade” os temas abordados. Esses resultados apontaram para a avaliação positiva do tema e da abordagem metodológica utilizada. Ao fim, revelaram, por meio de suas percepções e atitudes, o desenvolvimento de aprendizagens significativas e o potencial de multiplicar os conhecimentos construídos, atuando como transformadores de sua realidade.

Keywords : metodologias ativas; protagonismo; aprendizagem significativa.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )