SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Formación ciudadana democrática intercultural de niñas en contextos rurales peruanosFORMACIÓN HUMANA EN PRECARIEDAD: SENTIDO COMÚN índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

SANTOS, Monique Cesnik Martins dos; BATISTA, Jefferson de Barros; CAMAROTTI, Maria de Fátima  y  BATISTA, Anabelle Camarotti de Lima. O ensino de biologia por investigação: um estudo de caso contextualizado no ensino de jovens e adultos. Rev. Bras. Educ. [online]. 2022, vol.27, e270058.  Epub 30-Jun-2022. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782022270058.

O ensino por investigação caracteriza-se como uma prática que visa estimular o protagonismo, o pensamento crítico e a autonomia do aluno. A abordagem metodológica foi quantitativo-qualitativa, descritiva e fez uso de observação participante. Os dados, coletados por meio de questionários, resultaram na análise qualitativa dos alunos, que demonstraram motivação, liderança e autonomia na construção do conhecimento. Isso resultou em uma afirmação medida quantitativamente pelo aumento significativo no número de alunos que declararam, no questionário, que “entendem sem dificuldade” os temas abordados. Esses resultados apontaram para a avaliação positiva do tema e da abordagem metodológica utilizada. Ao fim, revelaram, por meio de suas percepções e atitudes, o desenvolvimento de aprendizagens significativas e o potencial de multiplicar os conhecimentos construídos, atuando como transformadores de sua realidade.

Palabras clave : metodologias ativas; protagonismo; aprendizagem significativa.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )