SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Teaching Biology by investigation: a case study in the context of education for young adults and adultsBiographical narratives in teacher education for the countryside: memories and experiences of the Escola da Terra Capixaba course author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

VALLE, Lílian do. Formação humana na precariedade: fazer sentido em comum. Rev. Bras. Educ. [online]. 2022, vol.27, e270053.  Epub June 30, 2022. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782022270053.

“Não há mundo comum,” afirmava Bruno Latour, “jamais houve.” Como então nos habituamos a imaginar a existência de um consenso que, por trás dos desacordos e dos conflitos, cimentava nossa existência comum? E se os diferendos, longe de se constituírem, como quis a Modernidade, em fenômenos passageiros e superficiais, atribuídos a erros pedagógicos e de comunicação, fossem a vida própria do pluriverso que habitamos? Então, como evitar pensar que a própria ideia de uma verdade inabalável, unicamente acessível pelos saberes especializados, por uma ciência acima dos valores e apartada dos interesses humanos, tenha sido uma das primeiras fake news da Modernidade? O mundo comum “ainda está por ser composto,” insiste Latour. Mas, como fazê-lo? Eis o que pretende interrogar o presente texto, com o apoio nas reflexões que desenvolve Isabelle Stengers.

Keywords : verdade; fake news; modernidade; ciência; senso comum.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )