SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27ENSEÑANZA DE BIOLOGÍA A TRAVÉS DE LA INVESTIGACIÓN: UN ESTUDIO DE CASO CONTEXTUALIZADO EN LA ENSEÑANZA DE JÓVENES Y ADULTOSNARRATIVAS BIOGRÁFICAS EN LA FORMACIÓN DOCENTE DEL CAMPO: MEMORIAS Y EXPERIENCIAS EN EL CURSO ESCOLA DA TERRA CAPIXABA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

VALLE, Lílian do. Formação humana na precariedade: fazer sentido em comum. Rev. Bras. Educ. [online]. 2022, vol.27, e270053.  Epub 30-Jun-2022. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782022270053.

“Não há mundo comum,” afirmava Bruno Latour, “jamais houve.” Como então nos habituamos a imaginar a existência de um consenso que, por trás dos desacordos e dos conflitos, cimentava nossa existência comum? E se os diferendos, longe de se constituírem, como quis a Modernidade, em fenômenos passageiros e superficiais, atribuídos a erros pedagógicos e de comunicação, fossem a vida própria do pluriverso que habitamos? Então, como evitar pensar que a própria ideia de uma verdade inabalável, unicamente acessível pelos saberes especializados, por uma ciência acima dos valores e apartada dos interesses humanos, tenha sido uma das primeiras fake news da Modernidade? O mundo comum “ainda está por ser composto,” insiste Latour. Mas, como fazê-lo? Eis o que pretende interrogar o presente texto, com o apoio nas reflexões que desenvolve Isabelle Stengers.

Palabras clave : verdade; fake news; modernidade; ciência; senso comum.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )