SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Paideia in precariousness: to make sense in commonTHE SOCIAL, INTERCULTURAL AND PERSONAL CONDITIONING FACTORS THAT INTERFERE WITH INCLUSIVE EDUCATION IN TIMES OF COVID-19 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

GERKE, Janinha; FOERSTE, Erineu  and  SOUZA, Adriano Ramos de. Narrativas biográficas na formação docente do campo: memórias e experiências do curso Escola da Terra Capixaba. Rev. Bras. Educ. [online]. 2022, vol.27, e270070.  Epub July 26, 2022. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782022270070.

O artigo discute a dimensão das narrativas biográficas na formação de professoras-educadoras do campo, por meio do curso Escola da Terra Capixaba, ocorrido em sua segunda edição nos anos 2017 e 2018, no Espírito Santo. Coloca em cena o debate da educação do campo e a formação docente a partir das experiências dos sujeitos que, no registro de suas biografias amalgamadas à vida, trabalho e formação, compartilham experiências e produzem processos formativos, o que provoca diálogos consigo, com o outro e com o mundo. Como resultados, depreende-se que as narrativas biográficas das professoras-educadoras do campo visibilizam os saberes e fazeres de suas experiências e fertilizam as aprendizagens a partir das reflexões e tensionamentos que provocam no sujeito narrador e no coletivo da escuta. O trabalho resulta ainda como propulsor de outras racionalidades teórico-metodológicas no âmbito da formação continuada de professoras-educadoras do campo.

Keywords : biografias; narrativas; experiências docentes; formação docente do campo.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )