SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Narrativas biográficas na formação docente do campo: memórias e experiências do curso Escola da Terra CapixabaCultura digital, imaginários de trabalho docente e a profissionalização do ensino: a série Rita índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

FERNANDEZ, Antonio Hernández; VALDIVIESO, Karina Elizabeth Delgado  e  CAMARGO, Claudia de Barros. OS CONDICIONANTES SOCIAIS, INTERCULTURAIS E PESSOAIS QUE INTERFEREM NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM TEMPOS DE COVID-19. Rev. Bras. Educ. [online]. 2022, vol.27, e270074.  Epub 27-Jul-2022. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782022270074.

O objetivo geral deste trabalho é analisar a relação entre a educação inclusiva e as condições sociais, interculturais e pessoais dos professores em tempos de pandemia (COVID-19) através da metodologia da equação estrutural. Esta metodologia proporciona ao objetivo da pesquisa a capacidade de relacionar as dimensões do estudo de uma forma matemática. A amostra foi selecionada por conveniência (Espanha-Equador), sendo composta por 810 professores universitários. Em conclusão destacamos que a relação mais alta está entre as dimensões condição intercultural e condição pessoal, enquanto que a relação mais baixa está entre condição intercultural e condição social. A educação inclusiva, portanto, é mediada por esses condicionantes e, apesar do COVID-19, manifesta-se no momento de compartilhar com pessoas de outras culturas, com empatia em situações difíceis de pandemia.

Palavras-chave : educação inclusiva; condições sociais; condições interculturais; condições pessoais; COVID-19.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )