SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Los condicionantes sociales, interculturales y personales que interfieren en educación inclusiva en tiempos de COVID-19CIUDADANÍA DESDE LA INFANCIA Y EDUCACIÓN PARA LA DEMOCRACIA: DE LA NEGACIÓN DEL HABLAR A LA PERSPECTIVA DE FORTALECER LA VOZ DEL NIÑO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

PENTEADO, Regina Zanella; BUDIN, Clayton José  y  COSTA, Belarmino Cesar Guimarães da. Cultura digital, imaginários de trabalho docente e a profissionalização do ensino: a série Rita. Rev. Bras. Educ. [online]. 2022, vol.27, e270065.  Epub 27-Jul-2022. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782022270065.

Esta pesquisa documental objetiva identificar imaginários de trabalho docente expressos/difundidos na série Rita (Netflix, por streaming), protagonizada por uma professora. Da análise, emergiram os imaginários de trabalho docente: solitário e individualizado; temporalizado, regrado e rotinizado; conflitivo; técnico; apartado do debate social e com práticas pedagógicas tradicionais; submetido a relações autoritárias, competitivas, ameaçadoras, disciplinares e punitivas. Tais imaginários correspondem a concepções antigas de ensino (como vocação e ofício) e a uma socialização docente marcada pela feminização - avessas às formas contemporâneas de ensino e à ideia de docência como profissão. A abordagem considera o contexto da cultura digital que incide nas formas de percepção e representação da docência no espaço público da educação, expressando/difundindo imaginários que atravancam o debate social da profissionalização docente.

Palabras clave : profissionalização do ensino; formação de professores; trabalho docente; socialização docente; cultura digital.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )