SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27OS CONDICIONANTES SOCIAIS, INTERCULTURAIS E PESSOAIS QUE INTERFEREM NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM TEMPOS DE COVID-19Cidadania desde a infância e educação para a democracia: da negação da fala à perspectiva de fortalecimento da voz da criança índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

PENTEADO, Regina Zanella; BUDIN, Clayton José  e  COSTA, Belarmino Cesar Guimarães da. Cultura digital, imaginários de trabalho docente e a profissionalização do ensino: a série Rita. Rev. Bras. Educ. [online]. 2022, vol.27, e270065.  Epub 27-Jul-2022. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782022270065.

Esta pesquisa documental objetiva identificar imaginários de trabalho docente expressos/difundidos na série Rita (Netflix, por streaming), protagonizada por uma professora. Da análise, emergiram os imaginários de trabalho docente: solitário e individualizado; temporalizado, regrado e rotinizado; conflitivo; técnico; apartado do debate social e com práticas pedagógicas tradicionais; submetido a relações autoritárias, competitivas, ameaçadoras, disciplinares e punitivas. Tais imaginários correspondem a concepções antigas de ensino (como vocação e ofício) e a uma socialização docente marcada pela feminização - avessas às formas contemporâneas de ensino e à ideia de docência como profissão. A abordagem considera o contexto da cultura digital que incide nas formas de percepção e representação da docência no espaço público da educação, expressando/difundindo imaginários que atravancam o debate social da profissionalização docente.

Palavras-chave : profissionalização do ensino; formação de professores; trabalho docente; socialização docente; cultura digital.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )