SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27CULTURA DIGITAL, IMAGINARIOS DEL TRABAJO DOCENTE Y LA PROFESIONALIZACIÓN DE LA ENSEÑANZA: LA SERIE RITAINSTRUCCIÓN PÚBLICA EN ASAMBLEAS CONSTITUYENTES BRASILEÑAS Y PORTUGUESAS (1820-1823): UNA RAREFACCIÓN DE LAS POSIBILIDADES DE SER índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

MESQUITA, Delma Lúcia de. Cidadania desde a infância e educação para a democracia: da negação da fala à perspectiva de fortalecimento da voz da criança. Rev. Bras. Educ. [online]. 2022, vol.27, e270066.  Epub 27-Jul-2022. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782022270066.

O objetivo deste artigo é analisar os pressupostos teóricos que fundamentam a promoção da cidadania desde a infância, na educação escolar, como base da educação para a democracia. Fruto de pesquisa teórica e abordagem qualitativa, com dados obtidos em revisão bibliográfica, o estudo destaca os marcos legais sobre a infância no Brasil, desde o final do século XIX até a atualidade, considerando sua interface com a legislação mundial. Busca também responder a algumas questões orientadoras acerca da relação entre cidadania, infância e educação, entre elas: quais os fundamentos para que a cidadania seja trabalhada na escola como conteúdo da educação para a democracia? Conclui-se que a educação para a democracia deve criar oportunidades pedagógicas e alternativas metodológicas no ambiente escolar que visem à construção e à vivência da cidadania desde a infância, sendo imprescindível considerar e fortalecer a voz das crianças.

Palabras clave : cidadania; infância; educação; democracia; voz da criança.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )