SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Public instruction in Brazilian and Portuguese constituent assemblies (1820-1823): a rarefaction of the possibilities of beingPsychological variables and their impact on academic achievement in higher education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

FABRI, Nayla Beatriz et al. Autorregulação, estratégias de aprendizagem e compreensão de leitura no Ensino Fundamental I. Rev. Bras. Educ. [online]. 2022, vol.27, e270068.  Epub July 28, 2022. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782022270068.

Esta pesquisa teve como objetivo verificar a estrutura interna do Inventário de processos de autorregulação da aprendizagem, bem como avaliar a autorregulação, as estratégias de aprendizagem e a compreensão de leitura dos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, verificando a relação entre as três variáveis. Participaram 259 alunos de duas escolas públicas situadas no estado do Paraná. Os instrumentos utilizados na pesquisa foram o Inventário de Processos de Autorregulação da Aprendizagem (IPAA), a Escala de Avaliação das Estratégias de Aprendizagem para o Ensino Fundamental (EAVAP-EF) e o teste de Cloze. Os resultados obtidos indicaram índices significativos de uso de estratégias autorregulatórias com relações desse construto com as estratégias metacognitivas e nível de compreensão de leitura instrucional. Os dados apresentados implicam em direcionamentos no que tange a ação docente e as práticas educativas no contexto escolar.

Keywords : processos autorregulatórios; estratégias de aprendizagem; leitura; educação básica.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )