SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27INSTRUCCIÓN PÚBLICA EN ASAMBLEAS CONSTITUYENTES BRASILEÑAS Y PORTUGUESAS (1820-1823): UNA RAREFACCIÓN DE LAS POSIBILIDADES DE SERVARIABLES PSICOLÓGICAS Y SU IMPACTO EN EL RENDIMIENTO ACADÉMICO EN LA ENSEÑANZA SUPERIOR índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

FABRI, Nayla Beatriz et al. Autorregulação, estratégias de aprendizagem e compreensão de leitura no Ensino Fundamental I. Rev. Bras. Educ. [online]. 2022, vol.27, e270068.  Epub 28-Jul-2022. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782022270068.

Esta pesquisa teve como objetivo verificar a estrutura interna do Inventário de processos de autorregulação da aprendizagem, bem como avaliar a autorregulação, as estratégias de aprendizagem e a compreensão de leitura dos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, verificando a relação entre as três variáveis. Participaram 259 alunos de duas escolas públicas situadas no estado do Paraná. Os instrumentos utilizados na pesquisa foram o Inventário de Processos de Autorregulação da Aprendizagem (IPAA), a Escala de Avaliação das Estratégias de Aprendizagem para o Ensino Fundamental (EAVAP-EF) e o teste de Cloze. Os resultados obtidos indicaram índices significativos de uso de estratégias autorregulatórias com relações desse construto com as estratégias metacognitivas e nível de compreensão de leitura instrucional. Os dados apresentados implicam em direcionamentos no que tange a ação docente e as práticas educativas no contexto escolar.

Palabras clave : processos autorregulatórios; estratégias de aprendizagem; leitura; educação básica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )