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Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

FABRI, Nayla Beatriz et al. Autorregulação, estratégias de aprendizagem e compreensão de leitura no Ensino Fundamental I. Rev. Bras. Educ. [online]. 2022, vol.27, e270068.  Epub 28-Jul-2022. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782022270068.

Esta pesquisa teve como objetivo verificar a estrutura interna do Inventário de processos de autorregulação da aprendizagem, bem como avaliar a autorregulação, as estratégias de aprendizagem e a compreensão de leitura dos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, verificando a relação entre as três variáveis. Participaram 259 alunos de duas escolas públicas situadas no estado do Paraná. Os instrumentos utilizados na pesquisa foram o Inventário de Processos de Autorregulação da Aprendizagem (IPAA), a Escala de Avaliação das Estratégias de Aprendizagem para o Ensino Fundamental (EAVAP-EF) e o teste de Cloze. Os resultados obtidos indicaram índices significativos de uso de estratégias autorregulatórias com relações desse construto com as estratégias metacognitivas e nível de compreensão de leitura instrucional. Os dados apresentados implicam em direcionamentos no que tange a ação docente e as práticas educativas no contexto escolar.

Palavras-chave : processos autorregulatórios; estratégias de aprendizagem; leitura; educação básica.

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