SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27AUTORREGULACIÓN, ESTRATEGIAS DE APRENDIZAJE Y COMPRENSIÓN LECTORA EN EDUCACIÓN FUNDAMENTAL IENSEÑANZA DE TIEMPO COMPLETO Y SEGMENTACIÓN DE LA OFERTA: ANÁLISIS DE LOS PROGRAMAS ETI Y PEI EN LA RED PÚBLICA ESTATAL DE SÃO PAULO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

CASIRAGHI, Bruna; BORUCHOVITCH, Evely  y  ALMEIDA, Leandro da Silva. Variáveis psicológicas e seu impacto no rendimento acadêmico no ensino superior. Rev. Bras. Educ. [online]. 2022, vol.27, e270063.  Epub 14-Jul-2022. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782022270063.

Estudos enfatizam o papel de variáveis psicológicas como favorecedoras da aquisição de conhecimentos e de competências transversais no Ensino Superior, assim como do desempenho e sucesso acadêmico dos estudantes. Entre as variáveis psicológicas, destacam-se a percepção de autoeficácia, a motivação para aprender e as estratégias de aprendizagem. Este estudo objetivou avaliar a relação entre tais variáveis e seu impacto no sucesso acadêmico, avaliado por meio do coeficiente de rendimento. Participaram 521 estudantes de ambos os gêneros, em diferentes anos de formação e de cursos das três áreas de conhecimento. Os dados indicam correlação entre as variáveis psicológicas estudadas, que explicam 11% da variação do rendimento acadêmico, havendo oscilações nessa percentagem em função da área científica dos cursos. Observaram-se fortes correlações da autoeficácia e da motivação extrínseca com o rendimento, e indica-se a necessidade de novas investigações acerca das estratégias de aprendizagem.

Palabras clave : rendimento escolar; autoeficácia; motivação; estratégias de aprendizagem; ensino superior.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )