SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Autorregulação, estratégias de aprendizagem e compreensão de leitura no Ensino Fundamental IEnsino em tempo integral e segmentação da oferta: análise dos programas ETI e PEI na rede pública estadual de São Paulo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

CASIRAGHI, Bruna; BORUCHOVITCH, Evely  e  ALMEIDA, Leandro da Silva. Variáveis psicológicas e seu impacto no rendimento acadêmico no ensino superior. Rev. Bras. Educ. [online]. 2022, vol.27, e270063.  Epub 14-Jul-2022. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782022270063.

Estudos enfatizam o papel de variáveis psicológicas como favorecedoras da aquisição de conhecimentos e de competências transversais no Ensino Superior, assim como do desempenho e sucesso acadêmico dos estudantes. Entre as variáveis psicológicas, destacam-se a percepção de autoeficácia, a motivação para aprender e as estratégias de aprendizagem. Este estudo objetivou avaliar a relação entre tais variáveis e seu impacto no sucesso acadêmico, avaliado por meio do coeficiente de rendimento. Participaram 521 estudantes de ambos os gêneros, em diferentes anos de formação e de cursos das três áreas de conhecimento. Os dados indicam correlação entre as variáveis psicológicas estudadas, que explicam 11% da variação do rendimento acadêmico, havendo oscilações nessa percentagem em função da área científica dos cursos. Observaram-se fortes correlações da autoeficácia e da motivação extrínseca com o rendimento, e indica-se a necessidade de novas investigações acerca das estratégias de aprendizagem.

Palavras-chave : rendimento escolar; autoeficácia; motivação; estratégias de aprendizagem; ensino superior.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )