SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27ENSEÑANZA DE TIEMPO COMPLETO Y SEGMENTACIÓN DE LA OFERTA: ANÁLISIS DE LOS PROGRAMAS ETI Y PEI EN LA RED PÚBLICA ESTATAL DE SÃO PAULOLA LAICIZACIÓN DE LA EDUCACIÓN EN LA TRANSICIÓN DEL IMPERIO PARA LA REPÚBLICA EN BRASIL: ¿ENSEÑANZA LAICA O RELIGIOSA? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

MOURA, Sandra do Nascimento  y  MATOS, Maristela Bortolon de. Da comunidade à universidade: os desafios dos discentes indígenas no curso de Direito na Universidade Federal de Roraima. Rev. Bras. Educ. [online]. 2022, vol.27, e270086.  Epub 25-Ago-2022. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782022270086.

Este artigo aborda a educação indígena na educação superior no curso de direito na Universidade Federal de Roraima. Tem como objetivo compreender os desafios enfrentados pelos indígenas ao ingressarem nesse novo ambiente acadêmico integrado pela maioria não indígena. Para isso, o presente texto apresenta a metodologia quanti-qualitativa realizada por meio de análise documental e de conteúdo, como também de rodas de conversas com indígenas estudantes do curso. Como resultado, obteve-se um levantamento de ingresso de discentes indígenas, no período de 2011 a 2019, bem como de todos os auxílios ofertados pela instituição. A instituição vem promovendo o ingresso de indígenas de forma eficaz e também propicia a sua permanência, por meio de diversas formas de ajuda financeira. Quanto às dificuldades reveladas no estudo, identificou-se que as mais recorrentes e que levam aos abandonos do curso são as de ordem financeira, linguagem, informática e preconceito.

Palabras clave : discentes indígenas; ensino superior em direito; Universidade Federal de Roraima.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )