SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27DE LA COMUNIDAD A LA UNIVERSIDAD: LOS RETOS DE LOS ESTUDIANTES INDÍGENAS EN EL CURSO DE DERECHO DE LA UNIVERSIDAD FEDERAL DE RORAIMALa organización colectiva y las relaciones intersubjetivas de tres aulas comunitarias de Chile índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

CECCHETTI, Elcio  y  SANTOS, Ademir Valdir dos. A laicização da educação na transição do Império para a República no Brasil: ensino leigo ou religioso?. Rev. Bras. Educ. [online]. 2022, vol.27, e270076.  Epub 24-Ago-2022. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782022270076.

Este estudo trata do processo de laicização da educação no Brasil. Objetiva analisar a discussão sobre a natureza do ensino leigo no arco cronológico entre o final do Império e os primórdios da República. É uma pesquisa bibliográfica que discute transformações políticas, econômicas, sociais e culturais pelas quais passou o Brasil e que repercutiram na conformação histórica de um estatuto de laicidade. Os resultados apontam a presença, desde o Império, de concepções de ensino leigo cujos fundamentos jurídicos foram aplicados à laicização educacional nos primeiros anos da República. Mostram que as propostas de laicidade apresentadas por Rui Barbosa foram centrais, defendendo a matriz jurídica estadunidense, que foi inserida na Constituição de 1891, apesar dos embates com a interpretação positivista da laicidade e com a Igreja Católica. Por outro lado, adeptos do positivismo conceberam a laicidade com base na matriz francesa, imprimindo conotações anticlericais ou antirreligiosas.

Palabras clave : ensino leigo; laicidade; ensino religioso; Rui Barbosa.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )