SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27The laicization of education in the transition from the Empire to the Republic in Brazil: lay or religious teaching?Between the school’s form and the university’s form in teacher training: the case of the national plan for the training of teachers of basic education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

DAVILA, Gianina; BASTIAS, Cecilia; ROJAS, Bessie  and  ASTORGA, Blanca. A ORGANIZAÇÃO COLECTIVA E AS RELAÇÕES INTERSUBJECTIVAS DE TRÊS SALAS DE AULA COMUNITÁRIAS NO CHILE. Rev. Bras. Educ. [online]. 2022, vol.27, e270075.  Epub Aug 31, 2022. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782022270075.

O objetivo da pesquisa foi descrever as formas de organização coletiva e as relações intersubjetivas de reconhecimento geradas entre os atores em três experiências de aulas comunitárias, baseadas em princípios de justiça social e pedagogia dialógica, desenvolvidas nas escolas públicas do Chile. Do desenho metodológico chamado Pesquisa Dialógica - kishu kimkelay ta che, definido a partir do paradigma participativo como uma ação-pesquisa participativa, os atores das comunidades educacionais, tais como professores, professores universitários e estudantes, mães, meninos e meninas, estavam envolvidos na construção conjunta do conhecimento. Foi possível estabelecer que: surgiram novas formas mais horizontais de organização do trabalho, em articulação com agentes e instituições externas, assim como a abertura a novos espaços educacionais dentro do território, o que favoreceu a conquista do reconhecimento recíproco entre as pessoas.

Keywords : justiça social; pedagogía dialógica; escolas públicas; relação com a comunidade escolar; mudança educacional.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )