SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27LA LAICIZACIÓN DE LA EDUCACIÓN EN LA TRANSICIÓN DEL IMPERIO PARA LA REPÚBLICA EN BRASIL: ¿ENSEÑANZA LAICA O RELIGIOSA?ENTRE LA FORMA ESCOLAR Y LA FORMA UNIVERSITARIA EN LA FORMACIÓN DOCENTE: EL CASO DE PARFOR índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

DAVILA, Gianina; BASTIAS, Cecilia; ROJAS, Bessie  y  ASTORGA, Blanca. A ORGANIZAÇÃO COLECTIVA E AS RELAÇÕES INTERSUBJECTIVAS DE TRÊS SALAS DE AULA COMUNITÁRIAS NO CHILE. Rev. Bras. Educ. [online]. 2022, vol.27, e270075.  Epub 31-Ago-2022. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782022270075.

O objetivo da pesquisa foi descrever as formas de organização coletiva e as relações intersubjetivas de reconhecimento geradas entre os atores em três experiências de aulas comunitárias, baseadas em princípios de justiça social e pedagogia dialógica, desenvolvidas nas escolas públicas do Chile. Do desenho metodológico chamado Pesquisa Dialógica - kishu kimkelay ta che, definido a partir do paradigma participativo como uma ação-pesquisa participativa, os atores das comunidades educacionais, tais como professores, professores universitários e estudantes, mães, meninos e meninas, estavam envolvidos na construção conjunta do conhecimento. Foi possível estabelecer que: surgiram novas formas mais horizontais de organização do trabalho, em articulação com agentes e instituições externas, assim como a abertura a novos espaços educacionais dentro do território, o que favoreceu a conquista do reconhecimento recíproco entre as pessoas.

Palabras clave : justiça social; pedagogía dialógica; escolas públicas; relação com a comunidade escolar; mudança educacional.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )