SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27A laicização da educação na transição do Império para a República no Brasil: ensino leigo ou religioso?Entre a forma escolar e a forma universitária na formação docente: o caso do plano nacional de formação dos professores da educação básica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

DAVILA, Gianina; BASTIAS, Cecilia; ROJAS, Bessie  e  ASTORGA, Blanca. A ORGANIZAÇÃO COLECTIVA E AS RELAÇÕES INTERSUBJECTIVAS DE TRÊS SALAS DE AULA COMUNITÁRIAS NO CHILE. Rev. Bras. Educ. [online]. 2022, vol.27, e270075.  Epub 31-Ago-2022. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782022270075.

O objetivo da pesquisa foi descrever as formas de organização coletiva e as relações intersubjetivas de reconhecimento geradas entre os atores em três experiências de aulas comunitárias, baseadas em princípios de justiça social e pedagogia dialógica, desenvolvidas nas escolas públicas do Chile. Do desenho metodológico chamado Pesquisa Dialógica - kishu kimkelay ta che, definido a partir do paradigma participativo como uma ação-pesquisa participativa, os atores das comunidades educacionais, tais como professores, professores universitários e estudantes, mães, meninos e meninas, estavam envolvidos na construção conjunta do conhecimento. Foi possível estabelecer que: surgiram novas formas mais horizontais de organização do trabalho, em articulação com agentes e instituições externas, assim como a abertura a novos espaços educacionais dentro do território, o que favoreceu a conquista do reconhecimento recíproco entre as pessoas.

Palavras-chave : justiça social; pedagogía dialógica; escolas públicas; relação com a comunidade escolar; mudança educacional.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )