SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27THE COLLECTIVE ORGANIZATION AND INTERSUBJECTIVE RELATIONSHIPS OF THREE COMMUNITY CLASSROOMS IN CHILEThe Gasparian method as a critical perspective of didactic qualification in higher education: research-action author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

VASQUES, Andréia Lopes Pacheco  and  SARTI, Flavia Medeiros. Entre a forma escolar e a forma universitária na formação docente: o caso do plano nacional de formação dos professores da educação básica. Rev. Bras. Educ. [online]. 2022, vol.27, e270082.  Epub Aug 31, 2022. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782022270082.

O artigo focaliza modelos de formação de professores em exercício no Brasil. Analisa a organização, os dispositivos formativos e as concepções de prática e saberes presentes no Curso de Primeira Licenciatura em Pedagogia do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), em sete câmpus de diferentes regiões do País. Ao combinar formação inicial e continuada, o curso tem o desafio de propor um modelo formativo que atenda às demandas profissionais docentes. A análise dos documentos oficiais e das entrevistas realizadas com coordenadores dos cursos revelou propostas marcadas pelas formas escolar e universitária de socialização. Essa configuração produz tensões com relação aos modelos formativos e à condição profissional dos professores cursistas que já passaram por processos de formação e socialização profissional. Os resultados indicam a necessidade de constituição de uma cultura profissional de formação docente situada na intersecção entre o campo de trabalho e a universidade.

Keywords : formação de professores; epistemologia da prática profissional; modelos de formação docente; cultura profissional docente; Parfor.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )