SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27La organización colectiva y las relaciones intersubjetivas de tres aulas comunitarias de ChileEL MÉTODO GASPARIANO COMO PERSPECTIVA CRÍTICA DE LA CUALIFICACIÓN DIDÁCTICA EN EDUCACIÓN SUPERIOR: INVESTIGACIÓN-ACCIÓN índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

VASQUES, Andréia Lopes Pacheco  y  SARTI, Flavia Medeiros. Entre a forma escolar e a forma universitária na formação docente: o caso do plano nacional de formação dos professores da educação básica. Rev. Bras. Educ. [online]. 2022, vol.27, e270082.  Epub 31-Ago-2022. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782022270082.

O artigo focaliza modelos de formação de professores em exercício no Brasil. Analisa a organização, os dispositivos formativos e as concepções de prática e saberes presentes no Curso de Primeira Licenciatura em Pedagogia do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), em sete câmpus de diferentes regiões do País. Ao combinar formação inicial e continuada, o curso tem o desafio de propor um modelo formativo que atenda às demandas profissionais docentes. A análise dos documentos oficiais e das entrevistas realizadas com coordenadores dos cursos revelou propostas marcadas pelas formas escolar e universitária de socialização. Essa configuração produz tensões com relação aos modelos formativos e à condição profissional dos professores cursistas que já passaram por processos de formação e socialização profissional. Os resultados indicam a necessidade de constituição de uma cultura profissional de formação docente situada na intersecção entre o campo de trabalho e a universidade.

Palabras clave : formação de professores; epistemologia da prática profissional; modelos de formação docente; cultura profissional docente; Parfor.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )