SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27ENTRE LA FORMA ESCOLAR Y LA FORMA UNIVERSITARIA EN LA FORMACIÓN DOCENTE: EL CASO DE PARFORLa escuela abierta o el voluntariado como paradigma de participación índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

PEREIRA, Terezinha Lima; WAGNER, Valdilene  y  GASPARIN, João Luiz. O método Gaspariano como perspectiva crítica de qualificação didática no ensino superior: pesquisa-ação. Rev. Bras. Educ. [online]. 2022, vol.27, e270080.  Epub 31-Ago-2022. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782022270080.

Este artigo critica o modelo reprodutivista acrítico de transmissão do conhecimento centrado na figura do professor e investiga o potencial da ação didática docente, no ensino superior, quando amparada pelo método Gaspariano. Estudo de método qualitativo do tipo pesquisa-ação e avaliação formativa elaborado sob a voz dos docentes coparticipantes do projeto de intervenção. Os dados foram tratados por meio de análise de conteúdo. Os resultados mostraram engajamento dos docentes em relação ao método, clima favorável à aprendizagem dos discentes, boa adaptação, superação das dificuldades e compromisso com a intervenção. A ação didática docente, a partir do método, aproximou os acadêmicos das discussões e ações políticas e sociais do cotidiano, proporcionando o protagonismo acadêmico, além de fornecer insights que desafiaram dialeticamente as questões sociais situadas, indicando um cenário propício de implementação futura.

Palabras clave : pedagogia histórico-crítica; teoria histórico-cultural; método Gaspariano.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )