SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Entre a forma escolar e a forma universitária na formação docente: o caso do plano nacional de formação dos professores da educação básicaA ESCOLA ABERTA OU VOLUNTARIADO COMO PARADIGMA DE PARTICIPAÇÃO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

PEREIRA, Terezinha Lima; WAGNER, Valdilene  e  GASPARIN, João Luiz. O método Gaspariano como perspectiva crítica de qualificação didática no ensino superior: pesquisa-ação. Rev. Bras. Educ. [online]. 2022, vol.27, e270080.  Epub 31-Ago-2022. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782022270080.

Este artigo critica o modelo reprodutivista acrítico de transmissão do conhecimento centrado na figura do professor e investiga o potencial da ação didática docente, no ensino superior, quando amparada pelo método Gaspariano. Estudo de método qualitativo do tipo pesquisa-ação e avaliação formativa elaborado sob a voz dos docentes coparticipantes do projeto de intervenção. Os dados foram tratados por meio de análise de conteúdo. Os resultados mostraram engajamento dos docentes em relação ao método, clima favorável à aprendizagem dos discentes, boa adaptação, superação das dificuldades e compromisso com a intervenção. A ação didática docente, a partir do método, aproximou os acadêmicos das discussões e ações políticas e sociais do cotidiano, proporcionando o protagonismo acadêmico, além de fornecer insights que desafiaram dialeticamente as questões sociais situadas, indicando um cenário propício de implementação futura.

Palavras-chave : pedagogia histórico-crítica; teoria histórico-cultural; método Gaspariano.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )