SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27The Gasparian method as a critical perspective of didactic qualification in higher education: research-actionThe influence of international bodies on the evaluation of Brazilian higher education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

CABORNERO, Silvia Gómez  and  FERNANDEZ-HAWRYLAK, María. A ESCOLA ABERTA OU VOLUNTARIADO COMO PARADIGMA DE PARTICIPAÇÃO. Rev. Bras. Educ. [online]. 2022, vol.27, e270087.  Epub Sep 27, 2022. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782022270087.

É apresentada uma investigação cujo objetivo é recolher ideias, percepções e expectativas sobre o voluntariado nas Comunidades de Aprendizagem (CAp), a fim de analisar a evolução das suas funções e como isso afeta o desenvolvimento do projeto transformador de um CAp em Burgos (Espanha) que vem concentrando um elevado número de famílias de migrantes. Uma metodologia qualitativa é utilizada sob o paradigma da Metodologia Comunicativa Crítica. Participam representantes dos diferentes grupos de agentes educacionais. A entrevista de orientação comunicativa é usada. Os participantes destacam o papel do CAp como um modelo inovador em relação à escola tradicional. É necessário desenvolver estratégias de aproximação das famílias de culturas minoritárias que não acessam o voluntariado de forma consistente.

Keywords : voluntário; multiculturalismo; participação comunitaria; mudança social; desigualdade cultural; desigualdade social.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )