SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27EL MÉTODO GASPARIANO COMO PERSPECTIVA CRÍTICA DE LA CUALIFICACIÓN DIDÁCTICA EN EDUCACIÓN SUPERIOR: INVESTIGACIÓN-ACCIÓNLA INFLUENCIA DE LOS ÓRGANOS INTERNACIONALES EN LA EVALUACIÓN DE LA EDUCACIÓN SUPERIOR BRASILEÑA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

CABORNERO, Silvia Gómez  y  FERNANDEZ-HAWRYLAK, María. A ESCOLA ABERTA OU VOLUNTARIADO COMO PARADIGMA DE PARTICIPAÇÃO. Rev. Bras. Educ. [online]. 2022, vol.27, e270087.  Epub 27-Sep-2022. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782022270087.

É apresentada uma investigação cujo objetivo é recolher ideias, percepções e expectativas sobre o voluntariado nas Comunidades de Aprendizagem (CAp), a fim de analisar a evolução das suas funções e como isso afeta o desenvolvimento do projeto transformador de um CAp em Burgos (Espanha) que vem concentrando um elevado número de famílias de migrantes. Uma metodologia qualitativa é utilizada sob o paradigma da Metodologia Comunicativa Crítica. Participam representantes dos diferentes grupos de agentes educacionais. A entrevista de orientação comunicativa é usada. Os participantes destacam o papel do CAp como um modelo inovador em relação à escola tradicional. É necessário desenvolver estratégias de aproximação das famílias de culturas minoritárias que não acessam o voluntariado de forma consistente.

Palabras clave : voluntário; multiculturalismo; participação comunitaria; mudança social; desigualdade cultural; desigualdade social.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )