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Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

CABORNERO, Silvia Gómez  e  FERNANDEZ-HAWRYLAK, María. A ESCOLA ABERTA OU VOLUNTARIADO COMO PARADIGMA DE PARTICIPAÇÃO. Rev. Bras. Educ. [online]. 2022, vol.27, e270087.  Epub 27-Set-2022. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782022270087.

É apresentada uma investigação cujo objetivo é recolher ideias, percepções e expectativas sobre o voluntariado nas Comunidades de Aprendizagem (CAp), a fim de analisar a evolução das suas funções e como isso afeta o desenvolvimento do projeto transformador de um CAp em Burgos (Espanha) que vem concentrando um elevado número de famílias de migrantes. Uma metodologia qualitativa é utilizada sob o paradigma da Metodologia Comunicativa Crítica. Participam representantes dos diferentes grupos de agentes educacionais. A entrevista de orientação comunicativa é usada. Os participantes destacam o papel do CAp como um modelo inovador em relação à escola tradicional. É necessário desenvolver estratégias de aproximação das famílias de culturas minoritárias que não acessam o voluntariado de forma consistente.

Palavras-chave : voluntário; multiculturalismo; participação comunitaria; mudança social; desigualdade cultural; desigualdade social.

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