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Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

HERNANDEZ, Antonio José Morales; SANTANA-MARTIN, Diana  e  MONTEAGUDO, Diego García. PERCEPÇÃO DE ENTORNO E MEIO NA FORMAÇÃO DOCENTE DE EDUCAÇÃO INFANTIL. Rev. Bras. Educ. [online]. 2022, vol.27, e270088.  Epub 26-Set-2022. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782022270088.

A percepção e compreensão dos conceitos de entorno e meio é essencial para a formação docente na Educação Infantil. Por meio de um estudo de caso, entre os anos de 2016-2020, apresentam-se indícios de uma distorção da compreensão de ambos os conceitos. Para isso, utilizaram-se como ferramenta de investigação a análise das representações e sua breve explicação, a partir de uma amostra de 377 estudantes de 4º ano de Educação Infantil. Os resultados evidenciam uma concepção de entorno como “meio social próximo” e como “meio local concreto”, predominantemente. No caso do conceito de meio, são recorrentes as representações como “meio ambiente (natural) e distante” e como “meio local em geral”. Dessa maneira, se manifestam carências relacionadas com a percepção interdisciplinar e os processos de glocalização que podem contribuir para uma formação docente transformadora.

Palavras-chave : percepção; meio ambiente; meio social; formação transformadora de professores; Educação Infantil.

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