SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Percepción de entorno y medio en la formación docente de educación infantilEL POEMA Y LA TRANSFORMACIÓN DEL HORIZONTE DE EXPECTATIVAS: LA FORMACIÓN DEL LECTOR LITERARIO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

BENTO, Karla Lucia  y  OLIVEIRA, Lilian Blanck de. Construções e desconstruções epistemetodológicas de/em uma pesquisa participante - um fazer coletivo com o povo Laklãnõ/Xokleng. Rev. Bras. Educ. [online]. 2022, vol.27, e270093.  Epub 27-Sep-2022. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782022270093.

Este artigo apresenta registros de (des)construção, em diferentes tempos/espaços/lugares, vivenciados em uma pesquisa participante desenvolvida com o povo Laklãnõ/Xokleng, residente na Terra Indígena Ibirama, Santa Catarina, Brasil. O objetivo é socializar alguns traços dos percursos, percalços e resultados teórico-práticos identificados no estudo, destacando o protagonismo dos sujeitos indígenas. Durante o percurso, procuramos manter a pesquisa na perspectiva da interculturalidade crítica, reconhecendo a potencialidade de promover processos de decolonização na medida em que os sujeitos partícipes do processo adquirem novas compreensões acerca do próprio contexto e ressignificam saberes e práticas de forma interativa. A experiência com a pesquisa participante mostrou que o compromisso de trabalhar com populações historicamente vulnerabilizadas por processos coloniais não se deve limitar ao período de um trabalho acadêmico para não se converter em instrumento de exploração.

Palabras clave : pesquisa participante; interculturalidade crítica; decolonização; povo Laklãnõ/Xokleng.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )